top of page
Keller

ESPECIFICAÇÃO DE UNIFORME EM ATENDIMENTO A NR10


Em 1998, a ASTM publicou o procedimento ASTM - F 1958, estabelecendo os critériosde teste de arcos elétricos para tecidos para medir a sua característica.


Esta característica, chamada ATPV (ArcThermal Performance Value), é definida como o valorda energia incidente que o tecido suporta sem permitir que exceda o valor limiar dequeimadura do segundo grau no lado protegido. Este valor é medido em testes comequipamento especialmente montado para este fim e determinado pela aplicação dealgoritmoespecialmente estabelecido pela ASTM.Em alguns casos, este valor se torna muito difícil de ser medido nos testes devido àdestruição do tecido. Nestes casos é definido um valor equivalente denominado EBT(BreakopenThreshold Energy), que é o valor médio dos 5 valores máximos de energiaincidente que não provoca o "break open" do tecido e não exceda o limiar de queimadura dosegundo grau. O "break-open" é definido como qualquer abertura na camada interna (próximoà parte protegida) maior do que 0,5 pol² em área ou rachadura maior do que 1 polegada emcomprimento.Como regra geral, estes valores são fornecidos pelos fabricantes de tecidos ou roupas paraproteção contra queimaduras a arco. Caso a roupa seja fabricada com várias camadas de umtecido, ou composição de tecidos diferentes, o mesmo se aplica para o conjunto.


A própria publicação do IEEE, apresenta uma tabela, abaixo reproduzida, com valores médiosdos resultados obtidos nos testes pelo método da ASTM de vários tecidos de diferentesfabricantes. Estes valores são valores médios resultados dos testes, e devem ser avaliadoscomo um guia na escolha da roupa caso não tenha melhores informações. Cada fabricantedeve fornecer os dados do ATPV ou EBT, em função do tipo da confecção, independente dosvalores fornecidos pelos fabricantes de tecidos.



Posts Recente
Arquivos
bottom of page